Monday, January 29, 2007

A viagem com fotos...

Caros amigos.

O diário de motocicleta da nossa viagem com mais de 200 fotos está publicado no site www.inema.com.br.

Sunday, January 21, 2007

Agora sim...

Agora sim, dá para correr pro abraço. A última etapa foi cumprida e estamos todos bem e em casa. Estivemos no fim do mundo e voltamos cheios de coisas para contar e felizes pelo sucesso da viagem. Agora é só compartilhar com os amigos e familiares e confraternizar.

Tudo que aconteceu só reforça uma idéia que sempre tive, se a vida anda meio sem tempero vá viajar. Seja para onde for, a pé, de ônibus, bicicleta, moto, carro ou trem não espere as coisas acontecerem faça você mesmo, vá ate lá. Descubra o encanto e a alegria que existe atrás daquela montanha, no meio das nuvens, no fundo de um mar transparente ou pendurado num pára quedas. Bote uma mochila nas costas e descubra o mundo. Não sabemos quando vence nosso visto aqui nesse planeta, portanto, não perca tempo.

Esta viagem ainda vai render muita diversão, acompanhem as fotos.

Abraço a todos.

Saturday, January 20, 2007

O Projeto Rumo Sul está quase concluído. Ainda falta chegar à origem de tudo, Porto Alegre, mais precisamente em Viamão, onde passei dias e noites na beira do fogo ou na sombra, sentado sobre mapas, calculando roteiros. Li muitos livros e relatos de viagens na internet, pensei em problemas, soluções, em roupas e peças para a moto, em medicamentos, no vento e no frio.
Estava determinado e passei o último ano dedicado a isto. Então, foram chegando os parceiros. Primeiro o Graciano, que abraçou a causa com muita energia e vitalidade e caminhou junto na preparação. Quase na reta final surgiram a Ana e o Carlão, que fizeram uma corrida contra o tempo antes da grande maratona. Na última hora apareceram o Jorge e a Denise que embarcaram sabendo apenas que o rumo era sul. E no último minuto, Cátia, minha companheira de sempre na estrada subiu na garupa e partimos.
Confesso que a princípio temi fazer uma jornada tão grande e complexa com um grupo desse tamanho, mas a decisão de ir estava tomada. Também pensei em rotas de retorno em vários pontos do trajeto para o caso de algum contratempo ou desistência no caminho. Mas tinha muita energia envolvida e tudo favoreceu o nosso sucesso.
Sempre fui mencionado como mentor ou pai da ideia, e ouvi alguns agradecimentos. Mas acho que não é para tanto. Todos fomos livres para decidir o que fazer, e não poderia ser diferente. E para minha alegria cada um foi ao fim do mundo com seus próprios meios. Com sua determinação, habilidade, alegria e força de vontade. Portanto, eu é que estou grato às forças que conspiraram para que tudo corresse bem. Aos credos de cada um que trouxeram bons auspícios e proteção, aos que ficaram acompanhando nossa caminhada e passando muita energia, aos que não conseguiram se manifestar mas estavam ligados, às pessoas que encontramos pelo caminho e nos foram exemplo ou deram dicas e ajuda. Às forças da natureza que nos permitiram avançar e nos mostraram o quanto somos insignificantes diante de sua vontade. Agradeço muito às mães, pais e filhos que ficaram e entre lágrimas rezaram por nós.
Amanhã cedo voltarei para estrada muito mais tranquilo em saber que todos chegaram bem e agora falta só um pedacinho. Levamos conosco alforges, baús e malas de tanque cheios de histórias pra contar.
O blog continuará no ar com fotos e as poucas e boas que aprontamos por aí.
Abraços a todos.

Thursday, January 18, 2007

Montevideo, Uruguai

Última foto juntos em Montevideo

Hoje a equipe das motos seguiu rumos diferentes. Chegamos em Montevideo e nos sentindo perto de casa deixamos que nossos desejos determinassem nossos próximos e últimos quilômetros. Eu e a Catia ficamos aqui em Montevideo para relaxar e soltar o punho pelo menos por um dia. O Carla e a Ana seguiram para Pedro Osório, loucos para voltar pra casa. E o Graciano, na última vez que foi visto, estava com um jogo de raquetes de frescobol e um tudo de protetor solar indo para Punta del Este.

Vivemos dias de muita alegria, descobrimos muitas coisas na natureza e em nós mesmos, crescemos. Como disse no início da jornada, fomos um barco feliz e toda a tripulaçao contribuiu para isso. Já na terça, quando Jorge e Denise seguiram na frente, sentimos sua falta. Nas paradas para reabastecimento que se seguiram nao ouvíamos mais o grito do Jorge avisando da partida :...Um minuto!!! Era a senha para os mais demorados, que fomos todos cada um na sua vez. Procurávamos a Denise, que corria para ajudar a turma da moto em cada pausa na estrada.

Vai ser duro andarmos sós amanha, vou olhar no retrovisor e a estrada estará vazia. Mas no pensamento nao haverá solidao. Construímos e reforçamos amizades e parcerias que vao durar por muitas vidas.

Para a galera que está ligada na nossa aventura aqui vao algumas fotos dos lugares e momentos que vivemos.

El Chalten, as imagens falam por si só.

O rípio, que trabalho!

A caravana na Ruta 40

Casal de alemaes na Ruta 40, um pouco depois dessa foto conversamos com eles.

Parada para uma foto depois de Bariloche.

Abastecimento da moto do Carlao, esta bebe muito.

A equipe de apoio: um minuto...

Atravessando La Pampa, calor acima dos 40 graus e postos de gasolina a mais de 350 km um do outro. Segundo a polícia caminera aqui só vivem iguanas, mas sao gente boa.

Jorge e Denise chegando em Ushuaia

Catia e Silvio, um sonho de décadas...

Carlao e Ana, felizes no fim do mundo.

O abominável colorado campeao do mundo das neves.

Abraço a todos e amanha tem mais.

Colonia de Sacramento, Uruguai

Acabamos de chegar em Colonia. Nao temos atualizado o blog em funcao dos percursos que tem sido longos e temos chegado tarde nas cidades, ou nao haver internet.

Saimos de Bariloche terca de manha. Neste ponto Jorge e Denise viajaram a nossa frente para chegar mais cedo ao Brasil. Os motociclistas seguiram sua jornada sos. Andamos 700 km na terca atravessando o deserto no sentido oeste/leste. Tivemos que tomar cuidado com o combustivel pois as distancias entre os postos ultarapassavam 300 km. Correu tudo bem e dormimos em Puelches, um lugarejo perdido em La Pampa.

Quarta cedo rumamos para Buenos Aires onde chegamos passando das nove da noite. Chegamos ao centro depois de 868km rodados. Comemos qualquer coisa e cama.

Hoje saimos de Buenos Aires no Buquebus para Colonia, Uruguai, de onde partiremos agora para casa.

Ainda fico devendo as fotos. No final de semana atualizo o blog com detalhes e muitas fotos. Estamos cansados mas com uma leveza indescrtivel pelo que fizemos nesse ultimos 16 dias.

O blog vai continuar por muito tempo com as hiotorias da viagem. Estamos chegando.

Abracos a todos.

Monday, January 15, 2007

Bariloche, Argentina

Tao espetacular como os lugares por onde andamos é a presença de vocês mesmo que de longe, junto de nós, a cada km. Ontem nao tivemos condiçoes de postar porque ficamos numa cidade pequena e poeirenta no meio do deserto patagônico sem acesso à web.

Nossa viagem tem sido de muito aprendizado e descobertas. Temos compartilhado todos os momentos, as vezes temos que dormir em alojamentos, comer na beira da estrada, esperar o outro, fazer fila para o banheiro e tudo na maior diversao.

Recuperando as informacoes, sábado chegamos as seis da tarde em El Chalten um pueblo, povoado, aos pés do Fitz Roy, uma montanha mágica de 3400 m. A visao que tivemos quando nos aproximamos do local emocionou a todos. É um maciço rochoso cercado por montanhas menores que encanta. Fomos para o alojamento e pouco depois eu e Jorge caminhamos por três horas até as proximidades do cerro. Valeu o esforço mesmo cansados. No domingo saímos cedo e pegamos a a famosa ruta 40 para o norte.

Domingo foi o dia mais cansativo da viagem. Rodamos 713 km, 540 deles no rípio. Arrisco dizer que foi a maior aventura de nossas vidas. Pilotar nesta estrada exige muito dos pilotos, passageiros e motocicletas. E o sucesso foi completo, todos bem, nenhuma queda, nenhum arranhao. A unica baixa foi um pneu da Pick Up do Jorge que nao teve recuperaçao.

Foi um dia inesquecível, bandos de guanacos, emas, tatus e lebres cruzavam a nossa frente sem a menor cerimônia. Montanhas secas e vales áridos, uma paisagem lunar com os picos nevados dos Andes nos observando à distância. Retas infinitas de solidao onde encontramos ciclistas, motociclistas, trailers, gente rodando pelo mundo descobrindo os encantos dessa terra.

Como somos incorrigíveis, levantamos hoje cedo e rumamos para Bariloche, onde chegamos às 18h depois de babarmos com a paisagem cheia de montanhas nevadas da cordilheira. Como que para transformar tudo em mágica, flores na beira da estrada exalavam um aroma inacreditável. Parece que estamos num sonho.

Amanha cedo a caravana segue já ganhando o lado das casas. Estamos a uns quatro dias de viagem do Brasil e está tudo perfeito. Em breve faltarao rodas de chimarrao, churrascos, cervejinhas, jantares para contar tantas histórias e ver milhares de fotos.

Amanha vou postar as fotos do últimos dias.

Abraço a todos.

Saturday, January 13, 2007

El Calafate, Argentina

A caravana segue entre lagos, montanhas em alto astral.

Torres del Paine, sexta pela manha. Todo o grupo feliz da vida entre lagos e montanhas no Chile.

Esta foi feita hoje no Glaciar Perito Moreno, em El Calafate, Argentina. Duas horas depois de passear por lá ainda estamos pasmos. Foi demais.

A caravana indo para o Glaciar Perito Moreno. Olha que estrada para andar de moto...

Estamos saindo para El Chalten, 220 km daqui. Passaremos a noite la e amanha comecaremos o retorno efetivo. Estamos otimos e chapados de tanta beleza natural. Abraco a todos.

Friday, January 12, 2007

El Calafate, Argentina

Depois de um dia fora do ar estamos aqui para atualizar as informaçoes sobre o Projeto Rumo Sul. Estamos em El calafate, nas margens sul do Lago Argentino, com uma temperatura abaixo de dez graus. A equipe está muito bem e as etapas estao sendo cumpridas sem problemas. O cansaço nos alcança no fim do dia mas à noite recuperamos terreno. Nosso equipamento para o clima daqui tem sido perfeito e nossa etapa de frio vai durar no maximo uns dois dias mais.

Chegamos ontem próximo do meio dia em Puerto Natales admirando montanhas e o litoral banhado pelo estreito de Magalhaes e parte do oceano Pacifico. Compramos alimentos e partimos para as Torres del Paine. Foi um, dia duro na estrada. O vento nao dá trégua e a temperatura tem estado baixa desde que saímos de Ushuaia. Dormimos no Parque Torres del Paine que é uma obra fantástica da natureza. Um conjunto de montanhas de três mil metros de altitude cobertas de gelo e cercadas de lagos azuis. Nao atualizamos o Blog ontem simplesmente porque nao tem eletricidade no parque. Dormimos em beliches e jantamos paes, queijo, geléia de calafate, uma fruta daqui, frios e vinho chileno, olhando uma montanha enorme ali na nossa janela.

Hoje pela manha demos uma volta pelo parque e fomos para a estrada. Saímos do Chile e voltamos para a Argentina retornando ao deserto patagônico com o vento e o frio nos acompanhando sempre. As estradas de rípio sao boas e conseguimos manter uma boa média. Pegamos um pouco de chuva nos 360 km de hoje mas o sol volto â tarde.

Vamos passar a noite aqui em El Calfate, uma cidade cheia de turistas que lembra Gramado, no RS. Amanha cedo iremos ao glaciar Perito Moreno que é um rio de gelo incrivelmente grande que desaba em um lago com uma parede frontal de mais de 60 m de altura. Em seguida partiremos para El Chalten, nosso último objetivo na viagem, 220 km adiante.

Estamos com saudades de familaires e amigos mas ao mesmo tempo felizes com a experiência que jamis sairá de nossa lembrança e está nos ensinando muito.

Temos dificulades em postar as fotos, mas continuamos tentando.

Quanto aos comentários gostaria de dizer que é um espaço totalmente aberto a todos. Na verdade é um apoio maior do que vocês imaginam e ajuda a atenuar as saudades de casa. Ficamos agradecidos e felizes.