Friday, January 12, 2007

El Calafate, Argentina

Depois de um dia fora do ar estamos aqui para atualizar as informaçoes sobre o Projeto Rumo Sul. Estamos em El calafate, nas margens sul do Lago Argentino, com uma temperatura abaixo de dez graus. A equipe está muito bem e as etapas estao sendo cumpridas sem problemas. O cansaço nos alcança no fim do dia mas à noite recuperamos terreno. Nosso equipamento para o clima daqui tem sido perfeito e nossa etapa de frio vai durar no maximo uns dois dias mais.

Chegamos ontem próximo do meio dia em Puerto Natales admirando montanhas e o litoral banhado pelo estreito de Magalhaes e parte do oceano Pacifico. Compramos alimentos e partimos para as Torres del Paine. Foi um, dia duro na estrada. O vento nao dá trégua e a temperatura tem estado baixa desde que saímos de Ushuaia. Dormimos no Parque Torres del Paine que é uma obra fantástica da natureza. Um conjunto de montanhas de três mil metros de altitude cobertas de gelo e cercadas de lagos azuis. Nao atualizamos o Blog ontem simplesmente porque nao tem eletricidade no parque. Dormimos em beliches e jantamos paes, queijo, geléia de calafate, uma fruta daqui, frios e vinho chileno, olhando uma montanha enorme ali na nossa janela.

Hoje pela manha demos uma volta pelo parque e fomos para a estrada. Saímos do Chile e voltamos para a Argentina retornando ao deserto patagônico com o vento e o frio nos acompanhando sempre. As estradas de rípio sao boas e conseguimos manter uma boa média. Pegamos um pouco de chuva nos 360 km de hoje mas o sol volto â tarde.

Vamos passar a noite aqui em El Calfate, uma cidade cheia de turistas que lembra Gramado, no RS. Amanha cedo iremos ao glaciar Perito Moreno que é um rio de gelo incrivelmente grande que desaba em um lago com uma parede frontal de mais de 60 m de altura. Em seguida partiremos para El Chalten, nosso último objetivo na viagem, 220 km adiante.

Estamos com saudades de familaires e amigos mas ao mesmo tempo felizes com a experiência que jamis sairá de nossa lembrança e está nos ensinando muito.

Temos dificulades em postar as fotos, mas continuamos tentando.

Quanto aos comentários gostaria de dizer que é um espaço totalmente aberto a todos. Na verdade é um apoio maior do que vocês imaginam e ajuda a atenuar as saudades de casa. Ficamos agradecidos e felizes.

Abraços a todos

0 Comments:

Post a Comment

<< Home